Ejaculação Precoce


ep

A ejaculação rápida ou precoce é a disfunção sexual masculina mais comum  nos consultórios. É definida como sendo a que ocorre de forma persistente ou recorrente logo após a penetração  (até 3 minutos) ou antes que a pessoa deseje ejacular. Utiliza-se também o conceito que leva em conta a satisfação pessoal, ou seja, a pessoa não consegue satisfazer-se ou à parceira, antes de ejacular. Estima-se que em torno de 30% dos homens com idade entre 18 - 59 anos serão afetados por esse problema em alguma fase de suas vidas.

 

As causas são basicamente psicogênicas, devido à ansiedade causada por insegurança, sentimentos negativos em relação à parceira e ao próprio medo de ejacular rápido devido a experiências semelhantes anteriores. A ejaculação rápida pode ser classificada como primária (sempre existiu, desde o início da vida sexual) ou secundária (já teve controle da ejaculação antes, mas depois passou a não conseguir mais controlá-la).

 

O tratamento da ejaculação precoce é feito através de medicamentos e/ou terapia psicológica (com o objetivo de fazer com que o paciente reconheça os sinais que antecedem a ejaculação e ensiná-lo a controlá-la). Os resultados são excelentes e quase que imediatos.