Vasectomia

Vasectomia é a cirurgia realizada no homem para torná-lo estéril. É realizada a nível ambulatorial, ou seja, não necessita de internação. O procedimento consiste em se cortar os ductos deferentes (que são os pequenos tubos que levam os espermatozóides do testículo até a próstata) e amarrar as suas pontas. É rápida e praticamente indolor, levando em torno de 30 minutos para ser realizada. Após a cirurgia, o homem deverá permanecer sem atividade sexual por um período de 1 semana. Depois deste período, deve-se continuar com os métodos contraceptivos até a realização do exame de esperma, pois leva-se um certo tempo tempo para esvaziar a porção do ducto deferente acima do local onde foi fechado. Em geral isso ocorre após 20 a 25 ejaculações.

 

vasectomiaÉ importante esclarecer que a vasectomia não afeta o desempenho sexual. Os nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção não são atingidos na cirurgia. Também não causa aumento de peso ou perda do desejo sexual. A ejaculação continuará ocorrendo normalmente, sem alteração do aspecto do líquido ejaculado, este somente não apresentará mais espermatozóides (o que só é percebido através de um microscópio).

 

Complicações após a cirurgia de vasectomia são pouco frequentes. Estas podem incluir dor, inchaço local ou infecção. Existe a possibilidade de que os canais interrompidos na cirurgia voltem a se ligar e permitir a passagem dos espermatozóides (recanalização espontânea), o que é extremamente raro, ocorrendo aproximadamente em 1 a cada 2000 cirurgias. Ainda assim, a vasectomia é considerada um dos métodos contraceptivos mais seguros que existem, com sua eficácia ficando em torno de 99,95%. Recomenda-se que esta seja realizada sempre por um médico urologista.